domingo, 18 de agosto de 2013

Às Margens do Rio Sagrado



 
 
Na Índia, até os dias de hoje muitas viúvas são obrigadas a viver em celibato, de forma miserável, sub-humana. Segundo as escrituras, elas teriam 03 opções após a morte do marido: casar-se com o irmão mais novo do falecido (se a família permitir), suicidar-se na pira funerária ou viver no celibato e disciplina.
Comovida com a situação destas mulheres, a diretora Deepa Mehta decidiu retratar o que ocorre, produzindo um filme que foi fortemente combatido pelos fundamentalistas hindus, forçando-a inclusive a abandonar o país, retomando as filmagens no Sri Lanka. Todo o cenário anterior foi destruído.
Hoje assisti ao emocionante "Às Margens do Rio Sagrado" - um filme forte, triste, porque verdadeiro. Nele, a história da pequena  Chuyia que aos 08 anos já é viuva, embora sequer se recorde do dia do casamento.
À partir de seu drama, o de outras mulheres, isoladas do mundo, marginalizadas, com seus sonhos negligenciados, seus conflitos abafados...
Uma obra que nos faz refletir sobre as diversas contradições nas diversas culturas, sobre o poder que alguns exercem sobre outros, apoiando-se em livros dito sagrados.
 

 
 
 


 


Nenhum comentário: