domingo, 25 de abril de 2021

Fé e Obras

Como humanos já vivemos diversas crises.

Medos, perdas e adoecimentos não são novidade no contexto terreno, porém carregamos em nós certa dúvida se o que estamos vivenciando no agora não seria o pior se comparado ao que já se foi. 


Sabemos que não… 


E, apesar da história escrita e recontada, nosso medo e sensação de desamparo nos arrasta para um drama muito além do real, que nada ajuda e mais agrava situações, com desequilíbrios e outros adoecimentos. 

 

Por certo hoje já não podemos falar em crise, no singular, mas em “crises”, pois que estão acontecendo, em diversas áreas, em todos os lugares, atingindo a todos. 

 

Crise ambiental, política, econômica, de valores… são muitas crises porque todas as áreas onde atuam os humanos precisam ser revistas, refletidas, reformuladas, reconstruídas sob outras bases. 

 

Faz lembrar a advertência precisa de Jesus: “Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a sua ruína. “ (Mt 7:25). 

 

Temos construído nossa 'casa humana’, ao longo dos milênios, sobre a areia do egoísmo, da vaidade, da soberba. Areia das ilusões, que se espalham e somem ao sopro do vento renovador da Lei Divina. 

 


Construímos nossas vidas numa cultura pautada no consumismo, no materialismo e no individualismo - três pilares de palha - que jamais poderiam sustentar o edifício que nos abrigaria da dor e do sofrimento!

 

Sendo assim, colhemos hoje frutos semeados no ontem. 

 

Alguns me perguntam: "Como atravessar este momento sem adoecermos?”Invariavelmente retorno com a receita que temos aprendido nesta trilha Espírita:  “Com fé e boas ações”.O segundo ingrediente traz vida ao primeiro, disse-nos Tiago (2: 26) e, sem o primeiro, sobra-nos desesperança e depressão.



A fé é atributo dos que observam a vida para além do ego transitório. É o resultado de uma peregrinação consciente, quando transitamos pela Terra como discípulos da realidade e não como vitimas ou algozes. 

 

Fé é a certeza da guiança, da Mão forte do Criador, que jamais permitiria crise sem função, colheita sem semeadura, dor sem ensinamento. 

 

Sim, tudo tem um porquê, nada é acaso. Já nos contaram os Espíritos que o acaso é o nada e que o nada não existe. Tudo é força, energia, evolução neste mundo, queiramos (saibamos) ou não. E o trabalho é o caminho para o desenvolvimento real, disseram eles.

 

No âmbito da fé podemos nos inspirar em uma das mais belas passagens do Evangelho de Marcos. Está lá no capítulo 10, a partir do versículo 46. Contou-nos o evangelista que, antes de caminharem para o que seria a última entrada de Jesus em Jerusalém - dias antes da festividade de Pessach e seus funestos desdobramentos, culminando com a crucificação - passaram (o Mestre e seus discípulos) pela milenária cidade de Jericó. 


Foi quando um grito ecoou no ambiente, quebrando a relativa harmonia presente: “Jesus, Filho de Davi, tende piedade de mim!” 

Não tardou para que os homens que seguiam o Mestre ralhassem com ele: “Cala-te!” -disseram. 

E o que fez o cego, conhecido como Bartimeu? Gritou ainda mais! “Jesus, filho de Davi, tende piedade de mim!” 

 

Gritos nascidos da certeza de que, se escutados, seriam emudecidos pela alegria da visão. 

E assim foi. 

Jesus pede para que ele se aproxime. Bartimeu fica de pé, joga sua capa e vai até ele, resoluto. 

Sente-se visto nos recônditos da alma. Já não era o marginal, o excluído. Estava agora no centro da cena, num diálogo curto, preciso e sagrado: 
“Que queres que eu faça?” - perguntou o Mestre

“Rabonni, que eu volte a ver…” 

 

A palavra rabonni significa “meu mestre”, em hebraico. Bartimeu reconhece que Jesus era o messias anunciado nas escrituras, pois o chama de Filho de Davi e diz mais que isso:  era, também, o Mestre de um cego abandonado à beira do caminho. 

 

Sabia ele que Jesus vê muito além do que pode alcançar os olhos comuns e míopes dos humanos e que, por isso, saberia reconhecer os anseios mais profundos de sua alma. 

 

“Vai! Tua fé te curou”,foi a última resposta dada àquele homem, agora feliz. 

 

Nada de imposições, explicações ou movimentos. 

Na simplicidade do momento, a riqueza da verdade última: a fé é o antídoto contra a cegueira. Ela o salvou e agora ele podia enxergar.

 

A força da fé foi capaz de mudar todo o sentido daquela vida, a ponto de Bartimeu lançar a própria capa (considerada como uma continuação do corpo e proteção para ele) sem olhar para traz. Nenhuma dúvida, nenhuma fala sem proveito. O resumo necessário se fez ali. 

 

E deste encontro comovente, entre um cego do corpo e um iluminado da alma, surge um novo Bartimeu, um homem que, lúcido e pleno de novas disposições, passa a seguir Jesus. 

 

Fé e boas obras. 

Não a fé que vacila, que questiona ou violenta, mas a fé que se traduz em certeza, que nos mantém na trilha, apesar do mundo. 

Fé e boas obras que nos permitem um olhar para além do perceptível aos olhos comuns. 

 

E é por conta destes ingredientes fundamentais que, atônitos, nos deparamos com aqueles que, mesmo diante das perdas e dores, conseguem cultivar a serenidade na alma. 

 

São os “Bartimeus" do caminho - iluminados pelo sublime encontro com a luz do Cristo através da força impressionante da própria fé.


Claudia Gelernter

Nenhum comentário: